quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude




Jornada Mundial da Juventude no Brasil: Rio 2013


O Brasil já foi sede de muitos mundiais, da moda, da gastronomia, das artes, esportivos, importantes congressos científicos internacionais, enfim já foi palco de grandes eventos que colocaram o nosso país em evidência.
Agora, o Brasil se prepara para receber, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude, em 2014 a Copa do Mundo e em 2016 os Jogos Olímpicos
O papa Bento XVI anunciou oficialmente que a Jornada Mundial da Juventude de 2013 será no Rio de Janeiro.Com certeza é uma bela notícia, mas soma-se uma grande responsabilidade em preparar não só o espaço físico, mas de maneira especial, preparar os corações dos jovens e adultos de todo o Brasil para acolher e conviver durante dez dias, com jovens de todas as latitudes.
 Os jovens que estarão chegando no Brasil terão como missão evangelizar, das mais variadas formas, como também conhecer as realidades da juventude brasileira. Esse intercâmbio é parte integrante da jornada.
E aqui aproveito para destacar os 10 conselhos que Bento XVI transmitiu aos jovens em Madrid, durante a JMJ na Espanha:
  1. Conversar com Deus;
  2. Contar-lhe as penas e alegrias;
  3. Não desconfiar de Cristo;
  4. Estar alegres: querer ser santos;
  5. Deus: tema de conversa com os amigos;
  6. No Domingo, ir à Missa;
  7. Demonstrar que Deus não é triste;
  8. Conhecer a fé;
  9. Ajudar: ser útil;
  10. Ler a Bíblia:
"O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprender eis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’". (Papa Bento XVI ).

Jornada Mundial da Juventude
Um dos maiores legados de uma Jornada Mundial da Juventude é a unidade. Quem participa de uma JMJ pode ver e sentir no coração o povo de Deus falando uma só linguagem: a do amor. Durante o encontro as diversas culturas e espiritualidades convivem e se entendem. Alguém que observa do 'lado de fora' pode questionar como tantas línguas e raças não se tornam uma 'babel'. Ao contrário, a juventude reunida ao redor do Papa dá um testemunho vivo de fé e de esperança em um mundo diferente, melhor.




Minas recebe Cruz dos Jovens e Ícone de Maria

As montanhas de Minas Gerais, com seu povo hospitaleiro e religioso, recebem, neste mês de novembro, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. Esta será a primeira etapa da peregrinação dos dois Símbolos pelo Regional Leste 2 da CNBB, com um itinerário que inclui 21 das 32 dioceses, começando por Teófilo Otoni, em 1° de novembro, e indo até São João del Rei, em 29 de novembro.

No dia 15 de outubro a viagem por Minas Gerais fará uma breve pausa: o Ícone e a Cruz irão para Aparecida (SP), onde participarão da Romaria Nacional da Juventude. Mas já no dia seguinte estarão de volta às alterosas. No dia 19, Belo Horizonte será a segunda capital a promover o Bote Fé, a grande festa com os jovens e os Símbolos. O primeiro foi em 18 de setembro, em São Paulo.

Em dezembro, será a vez do Regional Nordeste 3, que inclui Bahia e Sergipe, receber os Símbolos.

A segunda etapa da peregrinação da Cruz e do Ícone pelo Regional Leste 2 acontecerá em março de 2013. Nesse período serão visitadas as dioceses do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro e do estado do Espírito Santo.

Veja, a seguir, o mapa e as datas da peregrinação pelas dioceses do Regional Leste 2.


2011
Dia 1°/11 - Diocese de Teófilo Otoni
2/11 – Diocese de Almenara
3/11 – Diocese de Araçuaí
4/11 – Diocese de Guanhães
6/11 – Arquidiocese de Diamantina
7/11 – Arquidiocese de Montes Claros
10/11 – Diocese de Janaúba
11/11 – Diocese de Januária
13/11 – Diocese de Paracatu
15/11 – Arquidiocese de Aparecida (SP)
16 /11 – Diocese de Sete Lagoas
17/11 – Diocese de Divinópolis
18/11 – Diocese de Oliveira
19 /11 – Arquidiocese de Belo Horizonte
20 /11 – Diocese de Luz
21/11 – Arquidiocese de Mariana
23/11 – Diocese de Caratinga
24/11 – Diocese de Governador Valadares
25/11 – Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano
26/11 – Diocese de Leopoldina
27/11 – Arquidicoese de Juiz de Fora
28/11 – Diocese de São João del Rei


2013
1° a 5 de março - Província de Pouso Alegre (Arquidiocese de Pouso Alegre e dioceses de Campanha e Guaxupé)
6 a 10 de março - Província de Uberaba (Arquidiocese de Uberaba e dioceses de Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba)
10 a 15 de março - Província de Vitória do Espírito Santo (Arquidiocese de Vitória e dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro do Itapemirim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário