sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Consciência negra o ano todo

Consciência negra o ano todo

Novembro é o mês da consciência negra, mas relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo. Confira como tratar essas questões neste especial com mais de 35 textos. Boa leitura!


Recursos multimídia

Reportagens 

Planos de aula 

Artigos para refletir

Diversidade e relações raciais (3 reportagens | 2 planos)
História e cultura afrobrasileira (22 reportagens | 8 vídeos)
Fonte:revistaescola.abril.com.br

Mais sobre Consciência negra


Dicas

     A dor e o sofrimento históricos não impediram o povo negro de contar e cantar suas lutas, sonhos e esperanças. Na música, na dança, na arte, na jinga, nas cores vivas, na religiosidade, enfim, no modo de viver, expressa-se toda uma história que não foi contada. As dicas sugeridas querem contribuir para este debate e consciência.

Livros:
Razões da (des)igualdade - Teologia da Libertação e Educação Popular, de Lilian C. S. P. de Lira e Marcos Rodrigues da Silva. Os artigos e as experiências apresentadas neste livro são uma excelente contribuição para quem deseja fortalecer a educação anti-racista na igreja, na escola, em casa e na sociedade em geral. Editora: Cebi/Ceca/Ippoa.
Informações: www.cebi.org.br


Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI
Gevanilda Gomes Santos e Maria Palmira Silva (org.)

Traz uma síntese da pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo sobre discriminação racial e preconceito de cor no Brasil. A partir desses dados, diversos estudiosos analisam como a discriminação e o preconceito aparecem em questões como as relações de gênero, trabalho, lazer, religião, educação, justiça, violência, políticas afirmativas, saúde, identidade racial, racismo institucional e cultura política.
Editora Fundação Perseu Abramo - www.efpa.com.br

Sites:


Milton Santos - informações sobre o autor, suas obras e alguns dos seus textos. Site: www.miltonsantos.com.br

Fundação Palmares - disponibiliza uma variedade de notícias e materiais para estudo, debates e reflexões. Entre eles, as reportagens especiais e o Observatório Afro-Latino e Caribenho.
Site: www.palmares.gov.br


Koinonia - é uma entidade ecumênica de serviço, composta por pessoas de diferentes tradições religiosas e que presta serviços ao movimento social. Em seu site são encontrados diversos vídeos abordando a vida e as lutas das comunidades negras, rurais e quilombolas e o Observatório Quilombola, com notícias e reportagens sobre a vida destas comunidades.
Site: www.koinonia.org.br


Quilombos no Brasil - Associamos os quilombos a algo restrito ao passado, que teria desaparecido do país com o fim da escravidão. Mas a verdade é que as chamadas comunidades remanescentes de quilombos existem em praticamente todos os estados brasileiros. Foram mapeadas 3.524 dessas comunidades remanescentes. Para saber mais sobre quilombos urbanos e o processo atual de regularização fundiária de territórios negros no Brasil. Site: www.seppir.gov.br/copy_of_acoes

Educomunicação e produção cultural Afrobrasileira - Com a idéia de ajudar professores na implementação da Lei Federal 10.639/2003 e no debate sobre a educação para a diversidade, a página apresenta pesquisas e informações sobre os produtos culturais disponíveis na Internet, no cinema, rádio, televisão, jornal, na literatura e nas histórias em quadrinhos, desenhos animados e brinquedos, entre outros, elementos considerados influentes na construção da identidade das crianças.
Site: www.pucrs.br/faced/educomafro


Sou um cidadão negro brasileiro - é a consciência que quer despertar o projeto de valorização da cultura afro-brasileira: A Cor da Cultura, disponibilizando uma série de excelentes materiais. As biografias e vídeos Heróis de todo mundo mostram que aqui mesmo, no Brasil, existem heróis negros: Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga, Aleijadinho, Milton Santos e muitos outros que a história ocultou. Gente que lutou e venceu obstáculos. Vale a pena conferir e divulgar.
Site: www.acordacultura.org.br


Onde você guarda o seu racismo? - Campanha de combate ao racismo, porque ele existe, faz mal para todo mundo e se manifesta de diferentes formas. Informe-se no site e ajude a divulgar.
Site: www.dialogoscontraoracismo.org.br


Juventude negra organizada - todas as informações sobre o processo de construção do I Encontro Nacional de Juventude Negra - ENJUNE – em 2007. Uma importante mobilização nacional de jovens negros e negras de vários estados do país. Fruto da ação histórica do movimento é contribuição impar na luta do povo negro.
Site: www.enjune.com.br

 

Filmes:


* Besouro - 2009 - filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. Num contexto em que capoeiristas sofriam repressões violentas por adorarem entidades e orixás, Besouro torna-se um herói. Ver: www.besouroofilme.com.br

*
O contador de histórias - 2009 - de Luiz Villaça, baseado na vida do educador Roberto Carlos Ramos, que morou na Febem e foi adotado por uma educadora francesa, nos anos 1970. Egresso da Febem, hoje é considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo.
Mais informações: clique aqui
Trailer: O Contador de Histórias - Trailer

*
Os doze trabalhos - 2007 - Heracles é um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e que gosta de desenhar. Deixou a Febem e procura uma ocupação, passando a trabalhar como motoboy. Em seu período de experiência ele precisa realizar 12 tarefas pela cidade de São Paulo. Para realizá-las Heracles precisa lidar com o preconceito, a burocracia e sua própria falta de malícia no novo serviço. Direção de Ricardo Elias. Faixa: 16 anos.

*
Quanto vale ou é por quilo? - 2005 - o que mudou e o que se mantém no cenário da escravidão de ontem e de hoje? O que tem dificultado que as mudanças aconteçam ou por que e a quem elas não interessam são algumas das reflexões deixadas pelo filme.

*
Filhas do vento – 2005 - após ser expulsa de casa, Cida vai atrás de seu sonho no Rio de Janeiro, onde constrói uma carreira de atriz. Mesmo depois de ter seu trabalho reconhecido, ela enfrenta preconceitos que restringem o mercado de trabalho dos atores negros a papéis subalternos ou estereotipados.

*
Mestre Bimba, A Capoeira Iluminada – 2007 - documentário sobre Mestre Bimba, educador e mestre da Capoeira, trata da história deste brasileiro, filho de pais africanos, e da importância da Capoeira como arte, cultura e educação. Ver: www.mestrebimbaofilme.com.br

*
Antônia – 2006 - na periferia de São Paulo, quatro amigas enfrentam um cotidiano de violência, pobreza e machismo para realizar o sonho de viver do rap. Talentosas e batalhadoras, elas lutam contra o preconceito em meio à cultura hip-hop e tentam sobreviver fazendo aquilo que mais gostam: cantar. Ver: www.antonia-ofilme.com.br

Música e áudio:


CD - Negros Africanos - Na voz de Sandra de Sá, Emílio Santiago, Milton Nascimento, Leci Brandão, um grito de protesto e de esperança da raça negra. Informações: www.verbofilmes.org.br
Musicais:
- Canto do mundo - www.youtube.com/watch?v=KvCA8g29qzQl
- Música Raça – Milton Nascimento http://www.youtube.com/watch?v=hyRUz1q3YMo&NR=1
- Religiões de Matriz Africana - Depoimentos sobre Religiões de matriz africana em áudio – INESC. racismo.inesc.org.br/racismo/multimidia.php?tipo=audios&id=3#videos

Vídeos:


Vídeos sobre quilombolas:
Ver: www.koinonia.org.br/visoes_quilombolas/
Vídeos sobre saberes tradicionais:
Ver: www.koinonia.org.br/videos/saberestradicionais.html
Vídeos sobre racismo:
Ver:
racismo.inesc.org.br/racismo/multimidia.php?tipo=audio&id=3


Fonte: mundojovem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário