sexta-feira, 22 de julho de 2011

NOSSA ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA

Escola Estadual Zinha Meira
 
Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubistchek, 615, bairro Pernambuco.
CEP; 39 390-000. Bocaiúva-MG
Telefone: (38)3251-1732

Aspectos Históricos da E.E. Zinha Meira
Através do decreto n°10690, de 20/09/67, foi criado o jardim de infância “Zinha Meira”, cujo nome é uma homenagem prestada à professora Maria do Patrocínio Meira, figura de grande representatividade do magistério de Bocaiúva.
As atividades escolares tiveram início no dia31/03/68 sob a direção de Maria de Lourdes Pires.
Em 18/03/82 teve início a formação de turmas iniciais do 1º grau sendo que as demais séries foram se instalando gradativamente a cada ano.
Em 1.991 a escola foi autorizada a trabalhar com  turmas do 2° grau.
Ao longo dos anos a escola esteve sob a direção de vários gestores.
A atual diretora eleita pela comunidade escolar é Maristela Rogério Brandão.

Condições Físicas da Escola:
 A escola foi construída em terreno de 6.600m2. compõe-se  de 17 salas de aula amplas, arejadas, com ventiladores, quadro de giz e carteiras em perfeito estado de conservação.Uma secretaria com armários para documentos  dos alunos, sala da direção com arquivo , sala da vice-direção com armário e banheiro para os funcionários. Uma cantina ampla, arejada, adequada às necessidades do local e com depósito para vasilhames. Sala de professores com computador, um pátio para recreação e merenda dos alunos, banheiro para os alunos masculino e feminino, sala de auxiliar de secretaria com computador e arquivos para funcionários, sala de serviço pedagógico com armário de aço, biblioteca com livros literários, didáticos, material para pesquisa, revistas, jornais, mapas, Atlas, um computador ligado á internet, uma televisão com vídeo (TV ESCOLA) e outros equipamentos. Conta também com um moderno laboratório de informática, quadra esportiva coberta, quadra de peteca, sala de vídeo equipada com TV, DVD, vídeo cassete, data show, aparelho de som etc. Sua infra-estrutura garante as necessidades básicas fundamentais à qualidade de ensino, que refletem no processo ensino-aprendizagem.

Quadro de funcionários
A maioria dos profissionais que atuam na escola são efetivos e possuem formação superior.
O quadro é composto entre por:
- 01 Diretor escolar: Maristela Rogério Brandão.
- 03 Vice-diretores
-o3 Especialistas da educação
-01 Secretária escolar
-10 auxiliares de secretaria
- 03 PEUBs
- 52 professores dos anos finais do  ensino fundamental e médio
- 16 serviçais
-01 Professor interprete em libras
-01 Professor de apoio
-01 Professor alfabetizador
 -02 Professores do PROETI
Observa-se um envolvimento significativo destes profissionais no processo educativo desenvolvido pela escola.

Características da comunidade escolar
A clientela atendida pela escola é bastante heterogenia e composta em sua maioria por alunos oriundos da área periférica da cidade, da zona rural e também de comunidades vizinhas.
São atendidos cerca de 1.560 alunos na escola, distribuídos em turmas do ensino regular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º ano do ensino médio, turmas do PAV(projeto acelerar para vencer), PROETI (projeto escola de tempo integral) ,projeto de alfabetização e turmas de aprofundamento de estudos
 Nos últimos anos tem se observado a crescente participação da família na vida escolar dos filhos.
Em relação aos profissionais que atuam na escola, a maioria é efetiva e possuem formação superior. Freqüentemente participam de cursos  e capacitações tendo em vista o  aprimoramento profissional.

Aspectos pedagógicos da escola
A EE Zinha Meira tem como missão educar e formar cidadãos críticos, conscientes e éticos, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos educacionais, técnico-científicos, culturais e sociais adquiridos e de intervir na sociedade, fortalecendo os ideais de respeito, a liberdade e democracia.
A proposta pedagógica da escola é fundamentada na construção ativa e participativa dos diversos segmentos escolares: alunos, pais, professores, funcionários, direção e toda comunidade escolar. Ao desenvolvê-lo, os envolvidos no processo ressignificam as suas experiências, refletem seus valores, explicitam os seus sonhos e utopias, demonstram os seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam as suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção de transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário.
A Escola conta sempre com parceria da família, de órgãos públicos, voluntários e de instituições da sociedade para o enriquecimento curricular e aprendizagem dos alunos.
O trabalho pedagógico é pautado na pedagogia de projetos, no principio da interdisciplinaridade, proporcionando a relação entre temas e as diversas áreas do conhecimento.
Neste sentido, o estudante é considerado como sujeito ativo de seu processo de construção de conhecimentos.
Principais projetos desenvolvidos:
-Projeto Xadrez na Escola, Projeto Além do Giz,Projeto Tempo de Leitura,Projeto Hora de Aprender,Projeto Construindo Cidadania,Projeto Semeando o Futuro,Projeto de Inclusão Digital, entre outros.

Um comentário:

  1. Oi Raquel, tudo bem?
    Sou uma ex-aluna da escola Zinha Meira, preciso do e-mail da escola ou da diretora Maristela para solicitar minha declaração do ensino fundamental, estou prestando um concurso para policia civil e preciso com urgência dessa declaração. Moro em São paulo e não estou conseguindo contato com a escola e principalmente com minha família. Meu nome é Rivania Cabral Souza e o e-mail é val.cabral26@gmail.com por favor me ajude!!!!!!!

    ResponderExcluir